sábado, 23 de novembro de 2019 - 00:23h
Agência Amapá realização programação em apoio à Campanha Novembro Azul
O objetivo é incentivar colaboradores do sexo masculino a voltarem atenção à própria saúde.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, garantindo apoio à Campanha Novembro Azul 2019, reuniu funcionários e colaboradores na manhã da última terça-feira, 19, no auditório do órgão, para assistirem à Palestra voltada à Saúde do Homem, com o palestrante Roosevewt Pureza, coordenador da área técnica de Saúde do Homem e Prisional da Secretaria de Estado da Saúde- GEA/AP.

Conhecido mundialmente como o mês da conscientização à prevenção do câncer no homem, o Novembro Azul é uma data importante para ser trabalhada nas empresas e incentivar os colaboradores do sexo masculino a voltarem sua atenção para a prevenção e tratamento do Câncer de próstata, doença que já atingiu, só em 2018, 68 mil novos casos.

Muito além de conscientizar, a campanha tem como missão acabar com o preconceito envolvendo os procedimentos do exame.

Durante a palestra, Roosevewt Pureza reforçou a importância de o homem realizar rotineiras consultas anuais.

“Hoje em dia, câncer em outras partes do corpo de pessoas do sexo masculino tem matado muito mais do que câncer na própria próstata, isso revela a ausência de homens em consultas de rotinas. Quando um paciente do sexo masculino chega a procurar um serviço de saúde, geralmente é porque já se encontra em estágio avançado de qualquer doença. Por isso, é importante mudarmos essa realidade” afirmou.

Segundo dados apresentados pelo coordenador, as causas apontadas para justificar a ausência dos homens nas consultas é de que eles têm medo de encontrar alguma doença.

“Ou seja, não estão focados na prevenção, mas somente no combate que, em muitos casos, dura pouco tempo” declarou pureza.

Para os funcionários da Agência Ficou a lição e muitos conhecimentos. Todos agradeceram pelas informações repassadas que antes, eram desconhecidas.

De acordo com Roosevewt, a Agência Amapá será incluída no calendário anual de ações da Coordenadoria de Saúde do Homem e Prisional da Secretaria de Estado da Saúde- GEA/AP.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá