terça, 19 de fevereiro de 2019 - 16:14h
Agência Amapá realiza Reunião de alinhamento das ações 2019
O objetivo do encontro foi unificar as informações e conscientizar os funcionários da importância do seu trabalho para Desenvolver o Estado.
Diretora-Presidente Tânia Maria Fala sobre o fortalecimento do trabalho em equipe

A Diretora-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Tânia Maria e sua equipe de diretores realizaram no dia 14 de fevereiro, no auditório da Agência Amapá, a primeira reunião de alimento das ações da Agência para 2019.

O objetivo do encontro foi unificar as informações e conscientizar os funcionários da importância do seu trabalho no processo de desenvolvimento econômico do Estado.

De acordo com a Presidente, é importante que haja esse trabalho interno, para que o servidor possa se sentir parte do processo de evolução e desenvolvimento do estado e não, apenas como um colaborador.

“Todos os avanços na economia do Estado perpassam pelo trabalho desenvolvido pela Agência Amapá. É através do trabalho desses técnicos que se chega à industrialização do Estado, desde o microempreendedor até os grandes investidores. E quando esses passam a investir cada vez mais no Estado, lá está o trabalho da nossa equipe. Por isso é importante que todos estejam alinhados quanto às nossas metas, para que o empenho de cumpri-las seja de toda a equipe da Agência Amapá e não apenas de alguns técnicos” salientou Tânia Maria em seu pronunciamento na abertura da reunião.

A apresentação dos trabalhos foi divida por diretorias e a assessoria de desenvolvimento institucional que é dirigida pela Assessora Nair Martel.

Na abertura dos trabalhos, Nair apresentou a atuação da ADINS na observância e cumprimento das diretrizes e metodologias estabelecidas pelo Órgão Central do Sistema Estadual de Planejamento (SEPLAN) na Execução do acompanhamento e o controle orçamentário; Orientação aos Setoriais na utilização correta dos recursos previstos nos Programas e Ações da Instituição; Propositura de normas e critérios para elaboração da Proposta Orçamentária, dentre outras atribuições.

O Diretor de Gestação Estratégica, Paulo Chagas complementou as informações repassadas pela Assessoria e apresentou as planilhas de orçamento e despesas e a distribuição por ação de acordo com o PPA. O diretor também elencou todos os serviços realizados pela Agência Amapá, através da DGE e enfatizou o processo de informatização que vai dá celeridade e transparência no desempenho das atribuições da Agência Amapá.

O planejamento da Diretoria de Desenvolvimento Setorial e Regional foi apresentado pelo diretor Joselito Abrantes, que falou das metas para ações de fortalecimento do Selo Amapá, através de parcerias com instituições e órgãos do governo; O Acompanhamento dos desdobramentos da Câmara Setorial de Alimentos; Implementação do Plano Integrado de Desenvolvimento Econômico do Amapá-AMAPÁ PRODUTIVO; Ações de Desenvolvimento regional nos Municípios; Implantação da Zona Franca Verde e, Desenvolvimento Da Cadeia Produtiva do Setor Mineral que foram apresentadas pelo coordenador de mineração Wagner Costa, que deu ênfase ao Sistema de Mineração (SISMINERA) em fase final de testes para a implantação; Plano de mineração do Estado e a Política Estadual de Mineração.

Aproveitando o momento de compartilhamento das ideias, o técnico da Diretoria de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Roberval Picanço sugeriu que seja criada uma comissão de elaboração de projetos, junto à Assessoria de Captação de Recursos da Amapá, a fim de capitalizar recursos para novos projetos permitam a geração de mais postos de emprego para o Amapá.

Na sequência das apresentações, a Diretora de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Inês Ramos pontou as metas para a disseminação e implementação da Lei Geral Estadual para Microempreendedores Individuais e Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Amapá; Plano de ação para o desenvolvimento das compras governamentais com foco no desenvolvimento das cadeias produtivas, a fim de estimular os pequenos negócios e ainda a implantação do programa Minha Pequena Empresa que, de acordo com o diretor Joselito está sendo elaborada em parceria com o SEBRAE.

A última apresentação de metas para 2019 foi da Diretora de Atração de Investimentos, Tânia Mruciry, que compartilhou a continuação das ações para desenvolver e estimular a atração                      de investimento e o comércio internacional; Implantação das lojas Francas- duty free na fronteira; Implantação e fortalecimento de áreas e distritos industriais; Acompanhamento Da Interiorização dos Incentivos da ALCMS e lançamento da cartilha de incentivos fiscais; Atualização e acompanhamento da publicação do Guia do Investidor 2019; realização de cursos para Empresa de Pequeno Porte através do Programa Nacional Da Cultura Exportadora (Pnce) No Estado e ainda, o acompanhamento dos Programas de Incentivos Fiscais do Estado do Amapá, junto à SEFAZ e ALAP e, Instalação do Distrito Industrial de Mazagão.

Com planejamento e metas alinhadas, a Agência Amapá segue engajada no processo de Desenvolvimento e fortalecimento do Amapá.