domingo, 11 de julho de 2021 - 17:39h
Agência Amapá reforça apoio técnico durante comemoração de aniversário da associação de trabalhadores rurais de Santana.
ATTAFEX-SAN recebe orientações técnicas da Agência Amapá, para criação e regulamentação da Associação desde 2019.

Os diretores de Desenvolvimento Setorial e Regional, Wagner Costa e de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Joselito Abrantes, juntamente com o técnico Samuel Lima, estiveram neste sábado, 10, no assentamento do Anauerapucu, interior de Santana, para representar a Agência Amapá na comemoração do aniversário de dois anos de criação da Associação dos Trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar e do Extrativismo de Santana (ATTAFEX-SAN).

Para a regulamentação da Associação em 2019, os assentados receberam orientação técnica da Agência Amapá. O pedido foi feito via ofício pela comunidade ao governo do Estado, para que os orientasse quanto ao processo de criação e regulamentação de uma associação, a fim de garantir acesso a recursos que lhe auxiliassem no fortalecimento e escoamento de suas produções. Hoje, com 44 associados, a ATTAFEX-SAN, comemora os benefícios conquistados.

“Eu fico muito feliz por ver que agora, estamos sendo vistos e ouvidos também, agradeço ao governo do estado, ao Prefeito bala e a todos que nos atenderam, eu peço a união de todos, para que possamos nos tornar mais fortes” declarou dona Djanira Oliveira, Presidente  Associação.

Em seu pronunciamento, o Diretor Joselito Abrantes ressaltou o poio da Agência Amapá no início processo de criação e regulamentação da ATTAFEX-SAN e garantiu que o órgão estará sempre à disposição.

“A Agência Amapá por acreditar fortemente no desenvolvimento do Estado, através da agricultura, apostou na associação desde o início, disponibilizou um técnico para ficar inteiramente dedicado a ajudar na articulação com outros órgãos, a fim realmente de garantir o apoio e o fortalecimento da comunidade” declarou Abrantes.

Durante a comemoração, inúmeros benefícios foram apresentados à comunidade. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural garantiu que será dado suporte para que seja feito o manejo de açaizal nativo, produção de hortaliças e mandiocultura;  Os assentados também terão acesso ao Programa de Produção Integrada (PPI);  Oportunidade de acesso ao Fundo de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá – FRAP;  Emissão de DAP (documento de aptidão ao Pronaf - que é a Carteira de Identidade do Trabalhador Rural); Construção da Sede da Associação, disponibilidade de um local para uma Central de distribuição, iluminação, asfalto, dentre outros benefícios.

O evento contou com a participação do Secretário Estado do Desenvolvimento Rural, Janer Gazel Yared; Diretores da AGÊNCIA AMAPÁ – Joselito Abrantes e Wagner Costa; Chefe Geral da  EMBRAPA,  Antônio Cláudio;  Secretário Municipal de Desenvolvimento do município de Santana, Geano Gorgiano;  Além do Deputado Estadual Jesus Pontes, Vereador Rato do Município de Santana, Empresário Geraldo Pinto da Fabrica de Ração Nutrativa, o Prefeito de Santana, Bala Rocha e a  comunidade em geral.

• ATTAFEX-SAN