terça, 08 de setembro de 2020 - 15:20h
Parceiros do Projeto Bio-Plateaux realizam segundo Comitê Diretor
O objetivo foi tratar sobre os avanços do projeto que visa fortalecer o compartilhamento das informações sobre a água e a biodiversidade aquática da bacia do Rio Oiapoque.
Foto: Leidiane Lamarão

O Governo do Amapá, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, participou na manhã desta terça-feira, 08, via sistema remoto, do segundo Comitê Diretor do projeto Bio-Plateaux, que busca desenvolver o compartilhamento de informações e conhecimentos sobre água e biodiversidade nas bacias hidrográficas dos rios Oiapoque e Maroni que separam a Guiana Francesa, respectivamente, do Brasil e do Suriname. Posteriormente, a meta é construir um observatório transfronteiriço que ajude na conservação dos recursos hídricos.

A Agência Amapá é o òrgão responsável pelas relações internacionais no Estado e quem coordena o projeto com a parceria da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IEPA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Defesa Civil e Agência Nacional das Águas (ANA).

O objetivo do encontro foi tratar sobre os avanços do projeto, além de discutir temas prioritários da plataforma web BIO-PLATEAUX , que é uma das ações que estão sendo desenvolvidas para facilitar o conhecimento mútuo e garantir uma melhor cooperação transfronteiriça para a gestão das bacias.

A primeira fase do projeto permitiu caracterizar melhor as bacias e a necessidade de desenvolver o compartilhamento de dados, para uma melhor troca de conhecimento e de informações.

Os dados hidrológicos levantados pelo comitê serão disponibilizados na plataforma Web, como segunda fase do projeto, que está prevista para iniciar no final do mês outubro de 2020.

O Ministro dos trabalhos públicos do Suriname, Sr Riad Nurmohamed falou da qualidade do trabalho e da importância do Projeto para os três países.

“É muito importante saber que estamos realizando um trabalho de alto nível, algo que vai ser importantes para todos. Agradeço a todos pela participação e colaboração, tenho a certeza de que teremos muito progresso em nossos países” declarou.

Para a Presidente da Agência Amapá, Tânia Maria, a primeira fase foi muito produtiva e primordial para que se chegassem ao momento atual da segunda fase do Projeto.

“Quero parabenizar as equipes do projeto, pois, a partir do brilhante trabalho realizado na primeira fase, possível, além de outras ações a disponibilidade de uma plataforma web para o compartilhamento de dados e informações, o que é primordial. E com esse avanço pudemos chegar à segunda fase que irá nos conduzir para que possamos usar melhor as águas dos nossos rios, com maior responsabilidade, além de maior controle para  reduzir os crimes e os conflitos praticados nas nossas bacias” pontuou a Presidente.

Segundo ela, esse trabalho também trará garantias para o avanço econômico, com a preservação da biodiversidade.

Para a Primeira Vice Presidente da Coletividade Territorial da Guiana - CTG, Sra Helena Sirder, organizar um observatório exclusivo para isso, vai poder trazer segurança para a população.

“Sabemos que ainda há muito trabalho a fazer, mas quero parabenizar a equipe pela realização da primeira fase desse trabalho e ter chegado nesta nova etapa. Um observatório exclusivo para compartilhar informações das nossas águas vai poder trazer segurança para a população” disse Sirder.

Durante o encontro, o Comitê também tratou da preparação dos temas para os próximos eventos regionais e internacionais 2020-2021.

Participaram da Reunião a 1ª Vice Presidente da Coletividade Territorial da Guiana - CTG, Sra Helena Sirder, a Conselheira Diplomática do Prefet da Guiana Francesa, Sra. Anne Suard, o Embaixador Francês, Jean Bernard NILAM da cooperação regional para Caribe e Guiana Francesa, o Embaixador Antoine Joly- representante da França em Suriname a Cônsul do Suriname em Caiena, Sra. Lank Corinde e o Ministro dos trabalhos públicos do Suriname, Sr Riad Nurmohamed.

Pela equipe brasileira estiveram presentes a Diretora-Presidente da Agência Amapá, Tânia Maria, o Coordenador do Projeto, Wagner Costa e a Técnica da Agência Amapá, Elen Pinheiro.