terça, 27 de agosto de 2019 - 21:32h
Empresários chineses querem investir no Amapá.
O objetivo é fechar parcerias público privada com o Governo do Estado
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão

Na manhã desta terça-feira, 27, os diretores da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá Tânia Muricy e Joselito Abrantes acompanhados do Coordenador de mineração Wagner Costa recepcionaram um grupo de investidores chineses que pretendem se instalar no Estado do Amapá.

A reunião é uma continuidade da parceria firmada, por meio de uma carta de intenções entre o Governo do Estado e os Chineses, assinada em setembro de 2016 que trata de investimentos no Estado.

Com expertise na produção de energia limpa e também em infraestrutura, os investidores querem fazer parcerias público privada com o Governo do Amapá, para a construção de portos, ferrovia e outras obras estruturantes que beneficiem diretamente o Desenvolvimento Econômico do Amapá.

Durante o encontro, os chineses demonstraram interesse em investir também, na área de pesca, madeira, bubalinocultura, produtos naturais da biodiversidade, entre outros. Eles pretendem se instalar no Estado, através de criação de Zona de Processamento de Exportação – ZPEs.

As ZPEs são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com suspensão de tributos, liberdade cambial (podem manter em instituições financeiras no exterior, permanentemente, as divisas obtidas com suas exportações) e tratamento administrativo simplificado – com a condição de destinar pelo menos 80% da receita bruta resultante da venda de bens e serviços para o mercado externo e fortalece a economia local.

Os diretores fizeram as orientações sobre projeto industrial no Amapá e outros serviços da Agância Amapá.

Os investidores manifestaram interesse em assinar um protocolo de intenção com o governo do estado ainda no decorrer do mês de setembro. O próximo passo será a apresentação da nova carta de intenção ao Governador do Amapá Waldez Góes.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá