terça, 21 de setembro de 2021 - 21:13h
Sudam no Amapá: Governo apresenta projetos para o desenvolvimento com recursos naturais
O Amapá apresentou setores prioritários que o governo está trabalhando e contemplando os 16 municípios do estado com planos de desenvolvimento nos setores produtivos econômicos.
Por: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins
Secretário Eduardo Tavares palestra para membros da Sudam

Dando seguimento na programação itinerante da ação Sudam nos Estados, nesta terça-feira, 21, ocorreu um ciclo de palestras envolvendo os temas – Caminhos para o Desenvolvimento do Amapá e Arranjos Produtivos Locais: Cenários e Oportunidades para Investimentos no Amapá, que dentre outros, foram apresentados aos representantes da Sudam. O evento ocorre na Escola de Administração Pública (EAP).

Um dos assuntos em explanação foi conduzido pelo secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Eduardo Tavares, que destacou o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), no qual o Amapá possui uma carteira de projetos com 22 propostas que mostra as potencialidades e os rumos que o estado pode adotar para o desenvolvimento com recursos naturais.

Temos uma série de projetos já planejados, principalmente, nas áreas de cadeias produtivas da bioeconomia, que envolve toda a Amazônia Legal e que o Amapá é evidenciado. Em outras vertentes vamos apresentar propostas para que a Sudam seja parceira em outras concepções, isso tudo em busca do desenvolvimento”, destacou Tavares.

O evento que iniciou na segunda-feira, 20, é coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e visa dialogar com os gestores dos noves estados que integram a Amazônia Legal sobre as problemáticas e soluções.

Outro contexto exposto pelo Amapá foi o sobre - Arranjos Produtivos Locais: Cenários e Oportunidades para Investimentos no Amapá, apresentado pela Agência Amapá.

Estamos apresentando setores prioritários que o governo já está trabalhando e a Sudam está tomando conhecimento para que posteriormente possa nos auxiliar e, assim, teremos planos de desenvolvimento nos setores produtivos econômicos nos 16 municípios”, enfatizou o gestor da Agência Amapá, Teles Júnior.

Neste último dia de programação ocorrem diversas ações como palestras sobre captação e gestão de recursos, mesa-redonda sobre desenvolvimento sustentável da Amazônia e oficinas para viabilização de projetos.

Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA 2020-2023)

É o instrumento de planejamento do desenvolvimento regional de referência que norteia as ações da Sudam, elaborada em consonância à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – ENDES, com as Agendas Macrorregionais, com o PPA e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.

O PRDA faz um diagnóstico da região e apresenta os programas e projetos necessários à transformação regional no curto, médio e longo prazos.