quarta, 29 de maio de 2019 - 11:39h
Amapá participa do comitê que seleciona projetos do Programa de Cooperação na Guiana Francesa
O Programa é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e tem como parceiro três Estados brasileiros.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Da Redação

O Governo do Amapá participa como membro do comitê gestor, da seleção de projetos do Programa de Cooperação Interreg Amazonie (PCIA), que acontecerá na tarde desta quarta-feira (29), na Guiana Francesa (FR).

O objetivo é escolher os melhores projetos voltados aos quatro principais eixos do Programa que é fortalecer a oferta de transportes; Proteger e valorizar a biodiversidade excepcional e o patrimônio natural e cultural; Desenvolver soluções comuns e adaptadas aos problemas sociais e sanitários encontrados pelas populações, em especial as populações mais vulneráveis e, Melhorar a competitividade das Empresas.

O Programa PCIA é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para a Cooperação Territorial Europeia (FEDER-CTE) e tem como autoridade de gestão do seu Comitê de acompanhamento e seleção a Coletividade Territorial da Guiana (CTG) e como parceiros a Guyana, Suriname e os Estados brasileiros Amapá, Amazonas e Pará. Todos com autonomia para opinar na decisão da escolha de projetos inseridos no Programa.

Para ter aprovação de projetos transfronteiriços, o líder de grupo beneficiário do PCIA, tem que ser obrigatoriamente francês e estabelecido na Guiana Francesa e deve ter pelo menos um parceiro do Suriname e/ou Amapá.

Em preparação para a seleção que ocorre no dia de hoje, o comitê gestor realizou na tarde ontem, (28), a reunião técnica de alinhamento, onde o Amapá, único representante brasileiro contribuiu com informações na área de transportes, ciência e tecnologia e também, saúde.

A comitiva que representa o Amapá na reunião da seleção do PCIA é composta pela Diretora-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Tânia Maria, o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, Secretário de Estado da Infraestrutura, Alcir Matos, Secretário adjunto da Secretaria de Transportes, Odival Monterrozo, o Coordenador de Mineração da Agência Amapá, Wagner Costa, a Assessora de Relações Internacionais do Estado, Gabriela Castro e a Assessora de Gabinete Civil, Andreia de Souza.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá