quinta, 22 de agosto de 2019 - 16:11h
Agência Amapá participa do Seminário Estadual
O objetivo é reunir órgãos e parceiros envolvidos na REDESIM para debater o tema “Menos burocracia, Mais desenvolvimento”

A Diretora-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Tânia Maria acompanhada da equipe técnica da Agência, participou na manhã desta quinta-feira, 22, do Seminário Estadual Amapá Mais Simples, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o governo do Estado, no auditório do Sebrae, em Macapá.

Com o tema “Menos burocracia, Mais desenvolvimento” o evento reúne os Governos Estadual e Municipal, Poder Legislativo e parceiros envolvidos na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios- REDESIM para que juntos, possam encontrar mecanismos de desburocratização para que os microempreendedores possam crescer, gerar novos empregos e o Amapá avançar.

Tania Maria falou da importância do evento para a economia do Estado do Amapá.

“É importante que haja esse momento de união entre os órgãos, pois precisamos destravar a burocracia para quem mais emprega neste Estado, que são os microempreendedores. Não se trata de uma questão governamental e sim, de um tema de competência de todas as instituições públicas e privadas. Por isso é preciso que todos tenham o mesmo objetivo e este momento é para o debate deste importante assunto. Com menos burocracia o empreendedor investe mais, contrata mais pessoas, circula mais renda e o Estado avança, tornando-se mais atrativo para outros empreendedores” pontuou Tânia Maria.

Em seu discurso na abertura do evento, o Prefeito de Tartarugalzinho, Rildo Gomes, representando todos os Prefeitos do Estado agradeceu o convite espera o comprometimento de todos para que o Amapá se torne ainda mais, acolhedor do empreendedorismo, pois, os empreendedores dos interiores do Estado necessitam.

O Deputado Estadual Max da AABB, representante do empreendedorismo no Legislativo Estadual, disse que a Assembleia Legislativa estará sempre à disposição para discutir projetos de Lei e propostas que possam surgir a favor do dos empreendedores amapaense.

“Como relator da Lei de Orçamento Anual – LOA eu percebi que tem como o Amapá sobreviver na economia do contracheque. Temos um comércio forte que emprega mais de 53 mil pessoas e o que nós precisamos é desburocratizar, para que este comércio possa expandir, empregar mais pais e mãe de família e assim, fortalecer a nossa economia” destacou o parlamentar.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, o Sistema Sebrae e o Ministério da Economia vêm discutindo o tema de desburocratização e avançando nas tratativas, mas o desafio para a redução da informalidade e o fortalecimento da economia amapaense continua. “Queremos integrar mais as instituições, nivelar nossas ferramentas para que, assim, possamos agilizar os processos”, argumentou.

Para o Vice-Governador Jaime Nunes é importante a união entre as instituições públicas e privadas para agilizar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas no Estado.

Ele ainda disse que empreender é trabalhar com o sonho e expectativas das pessoas. Por isso, o governo do Estado vem trabalhando políticas públicas de apoio a essa tratativa. “Nosso empenho é em fazer com que os empreendedores possam produzir mais, gerir nossas riquezas, gerando mais empregos e ajudando a desenvolver nosso estado. Podemos citar como exemplo o apoio técnico dado pela Junta Comercial do Amapá que informatizou todos os seus processos e assessora os empreendedores”, explicou Nunes.

A programação ocorreu durante todo o dia desta quinta-feira, 22 e contou com palestras e debates sobre o tema.