sexta, 16 de julho de 2021 - 14:10h
Grupo de trabalho segue avançando para implantação de gás natural no Amapá.
A iniciativa visa atender à solicitação do Ministério de Minas e Energia quanto à Cooperação para harmonização e o Desenvolvimento do mercado de gás natural no país.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão

O grupo de trabalho formado por representantes de órgãos do Governo do Estado do Amapá realizou na manhã desta sexta-feira, 16, na sala do Empreendedor, na Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, a segunda reunião para discutir medidas visando amparo legal e atração de investimentos que viabilizem a vinda do gás natural para o Amapá.

Na oportunidade, Diretor-Presidente em exercício da Companhia de Gás do Amapá (GASAP), Marcos Couto e o Diretor administrativo e financeiro, André Macedo, fizeram uma apresentação sobre os trabalhos da GASAP quanto ao gás natural no Amapá.

A iniciativa atende à solicitação do Ministério de Minas e Energia sobre Lei nº 14.134, conhecida como a Nova Lei do Gás, do Governo Federal, para cooperação da harmonização e o Desenvolvimento do mercado de gás natural no país.

O Ministério pretende formar uma Rede de Conhecimento entre a União, os entes federados e agentes da Indústria, bem como, criar um Pacto Nacional para o Desenvolvimento do Mercado do Gás Natural, no País.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Setorial e Regional da Agência Amapá, Wagner Costa que conduz as reuniões, o GT avança quanto ao levantamento de garantias jurídicas, para que o Estado se prepare para esse novo mercado.

“O Amapá é um Estado com muitas vantagens como localização geográfica privilegiada e também, temos incentivos fiscais. Diante desses benefícios vamos tratar as questões legais e discutir estratégias atração de geradores de energia à gás natural aqui no Estado” declarou Costa.

Os próximos passos do Grupo de Trabalho é avançar da discussão do marco regulatório do gás natural no estado.

Participaram da segunda reunião do pré Grupo de Trabalho, representantes da Companhia de Gás do Amapá (GASAP), Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (IPEM), Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC) e Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá).

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá