domingo, 09 de dezembro de 2018 - 09:28h
Presidente Tânia Maria apresenta as potencialidades do Amapá ao Embaixador de Luxemburgo Carlo Krieger
Foram dois dias de extensa agenda pela capital amapaense.
Visita do Embaixador de Luxemburgo ao Amapá

A Diretora-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Tânia Maria conduziu a comissão que acompanhou a visita do Embaixador de Luxemburgo ao Estado Amapá, Carlo Krieger. Acompanhado do Professor da Universidade Federal do Pará, Karl Arenz, o Diplomata chegou ao Amapá na sexta-feira, 7.

Carlo Krieger é o primeiro embaixador residente do Grão-Ducado no Brasil. há um ano, Luxemburgo, país da Europa Ocidental, instituiu sua primeira embaixada no Brasil e desde março deste ano, o Embaixador segue visitando vários estados brasileiros. Ele é Antropólogo, etnólogo e estudioso das missões religiosas no novo mundo,

NA sexta-feira, 7, Carlo Krieger  foi recebido pelo Governador Waldez Góes, no Palácio do Setentrião, onde trataram de assuntos relacionados às potencialidades minerais, culturais, sociais e econômicas do Amapá, visando cooperações futuras entre ambos os Países.

Logo após o Setentrião, o Embaixador foi recepcionado na Diocese de Macapá pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Conti. Durante o encontro, temas como a conservação da Amazônia, o equilíbrio do Ecossistema e o envolvimento dos jovens neste processo, foram os principais assuntos. Em seguida, as visitas seguiram pela Igreja de São José, Catedral de São José de Macapá e Pedra do Guindaste no Rio Amazonas em frente à Cidade, além da Casa do Artesão, onde o Embaixador fez questão comprar as lembranças do Amapá.

Á tarde, o Embaixador foi levado a conhecer a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), onde foi recepcionado pelo Pró-reitor, Professor Manoel de Sousa Pinto acompanhado pelos coordenadores de cursos da Universidade. Neste encontro, dentre outros assuntos, os Professores trataram com o Diplomata, possíveis parcerias para que Professores de Luxemburgo possam vir palestrar no Amapá e os Professores do Amapá possam palestrar em Luxemburgo.

Ao final da visita o Pró-reitor, Professor Manoel de Sousa Pinto presentou o Embaixador com a cópia do livro “Conhecendo o Amapá”, de sua autoria, que ainda não foi publicado.

O Monumento Marco Zero do Equador foi a próxima parada, onde todos puderam acompanhar as explicações sobre o monumento, o acontecimento do equinócio do sol e das águas e ainda, o posicionamento de um ovo na linha do Equador, sem que o mesmo caísse.

A experiência impressionou o embaixador.

Na sequência, a comissão levou o Embaixador a conhecer a Casa da Hospitalidade no município de Santana, que atende hoje, cerca de 75 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com deficiências mentais ou neurológicas.

O Embaixador parabenizou a todos que ajudam a desenvolver o Projeto.

A programação no sábado, encerrou às 17h.

No domingo, segundo e último dia dia de visitas, o Secretário de Planejamento do Estado, Otávio Magalhães apresentou o Projeto Tesouro Verde e seus benefícios. O tema foi amplamente debatido entre os Presentes. Dentre eles, o Vice-Governador Eleito Jaime Nunes, a Diretora- Presidente da Agência Amapa, Tânia Maria, o Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva no Amapá, General Luiz Gonzaga Viana Filho, Professor da Universidade do Pará, Karl Arenz e o Ebaixador Carlo Krieger.

Após a apresentação a comitiva levou o diplomata a conhecer a Fortaleza de São José de Macapá, o Museu Sacaca e finalizou último dia de visitas pelo Amapá, com a apresentação do Marabaixo na APA do Curiaú.

O Embaixador Carlo Krieger agradeceu ao Estado do Amapá pela recepção, disse que gostou muito do que viu e afirmou que pretende voltar logo, para futuras parcerias.

A Diretora-Presidente da Agência Amapá, Tânia Maria também agradeceu a vinda do Embaixador e garantiu que, o Amapá estará sempre estará de portas abertas a todos que queiram visitar o Estado, investir aqui ou mesmo, fazer parcerias.

• Visita à Catedral
  • Visita à Pedra do Guindaste