quinta, 08 de agosto de 2019 - 15:43h
SEPLAN realiza treinamento sobre a Plataforma Tesouro Verde aos técnicos da Agência Amapá
O objetivo é capacitar os servidores para apresentar aos investidores a importância dos créditos de carbono para agregar valor às empresas.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão

Os Técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá- Agência Amapá participaram na manhã desta quinta-feira, 08, da Palestra sobre a Plataforma Tesouro Verde, apresentada pelo Secretário de Estado Planejamento, Eduardo Tavares.

O objetivo é capacitar os servidores da Autarquia, para que eles também possam apresentar aos investidores a importância de adquirir créditos de carbono da Plataforma Tesouro Verde que agregam valor às Empresas.

O Amapá é o Estado mais preservado da Amazônia e do Brasil e a floresta original é um ativo valioso no mercado. Pensando nisso, o Governo do Amapá criou a Plataforma Tesouro verde que propõe uma rede colaborativa de incentivos e retribuição à utilização de recursos naturais através da emissão de ativos ambientais.

 A arrecadação através de créditos de florestas poderá ser negociada no mercado financeiro por produtores rurais, associações e planos de negócios individuais ou coletivos, desde que tenham como foco o desenvolvimento de suas atividades com responsabilidade e preservação.

Neste sentido, SEPLAN e Agência Amapá que têm a competência de promover ambiente favorável, inovador, atraente e competitivo para o desenvolvimento econômico do Amapá, alinham estratégias de orientação aos investidores que buscam o Amapá.

De acordo com a Diretora-Presidente da Agência Amapá, Tânia Maria este alinhamento é o comprometimento do executivo estadual com o Desenvolvimento Econômico do Estado.

“Essa capacitação apresenta a forma como o Estado atua. Não nos preocupamos apenas em novas formas de atrair os investidores, nós também temos o comprometimento de capacitar os nossos técnicos para que acolham da melhor maneira os investidores que buscam o Amapá, para que eles tenham a certeza que aqui é terra de oportunidades” ressaltou Tânia Maria.

A Agência Amapá atua no atendimento e apoio desde microempreendedores até os grandes investidores da Indústria.

Para o Secretário Eduardo Tavares, o alinhamento dos órgãos para ampliar o conhecimento dos investidores quanto aos créditos de carbono é de significativa importância para o Desenvolvimento Econômico do Amapá.

“A Agência Amapá tem papel fundamental neste projeto, pois tem amplo contato com empresários locais e investidores que buscam se instalar no Estado. Enquanto a SEPLAN busca apresentar a plataforma a outros Estados da Amazônia, Países e afins, a Agência cumpre o papel de atrair outro público e assim, nós vamos ganhando visibilidade no mercado” destacou o Secretário.

Como funciona

 

A partir da Lei 2.353/2018, regulamentada pelo Decreto 2.894/2018, o Estado passará a disponibilizar uma série de incentivos públicos para que as atividades econômicas que conservam florestas nativas ingressem na economia verde do Amapá. O Selo Sustentabilidade Tesouro Verde é a credencial reconhecida pelo Estado, que atesta que a empresa cumpriu a Cota de Retribuição Socioambiental do ano, adquirindo o Crédito de Floresta.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá