sábado, 01 de dezembro de 2018 - 12:40h
Comitês temáticos do Fórum Estadual das MPE’S apresentam resultados das ações 2018
As propostas foram elencadas na carta do Fórum em 2017 e realizadas durante o ano de 2018, visando o desenvolvimento dos pequenos negócios no Amapá.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão

Os Membros do Fórum Estadual Permanente das Micro e Pequenas Empresas no Amapá, objetivando orientar o Governo do Estado na formulação de políticas de desenvolvimento das MPE’s , na construção de ambiente de negócios mais favoráveis no Estado, realizaram na última quinta, 29, no auditório da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), a segunda reunião plenária de 2018, para apresentação das ações realizadas pelos seis Comitês Temáticos, em busca da construção de ambiente de negócios mais favorável  e também ao fortalecimento do setor dos pequenos negócios no Estado do Amapá.

De acordo com os representantes do comitê temático de Investimento e financiamento - Bruno Castro e Raimundo Simão, o segmento das microempresas foi o que mais cresceu nos últimos anos no País, daí a importância se trabalhar mecanismos de preparação do empreendedor, não só para tomar créditos, mas também, saber gerir o recurso dentro da empresa, para depois devolver esse crédito ao banco.

Diante do exposto, o comitê presentou como uma das suas principais ações, a primeira Semana Nacional de Educação Financeira, onde o empreendedor pôde compreender os diferentes papeis de administrar e gerir seu negócio.

O representante do Comitê Temático de Formação e Capacitação Empreendedora, Iranei Lopes, falou da importância do conhecimento para empreender e apresentou dados de  mais de 15 mil Micro Empreendedores Individuais (MEI), no Estado do Amapá e desses, 72% estão inadimplentes. As principais ações realizadas pelo Comitê para apoio e desenvolvimento do setor foi o ciclo de palestra de orientação fiscal; A Semana do MEI, realizada em maio de 2018; o Curso de Gestão e Planejamento Gerencial, além de outras atividades.

Já o Comitê Temático de Comércio Exterior e integração Internacional coordenado pela diretora de atração de Investimentos da Agência Amapá, Tânia Muricy, apresentou o mapeamento das Empresas Exportadoras no Amapá e as dificuldades e obstáculos enfrentados por esses empreendedores. De acordo com ela, o Amapá tem potencial de empresas e condições para exportação, por isso, o comitê tem buscado elaborar meios de viabilizar propostas comerciais no platô das Guianas. Outra ação que também está em andamento é a retomada do Comitê gestor do Comércio Exterior. Por meio dele é possível a implantação do Programa Nacional da Cultura Exportadora, em parceria com o Ministério do Comércio Exterior. Além dessas, outras atividades também estão sendo desenvolvidas para desenvolver a exportação no Amapá.

O fortalecimento dos pequenos negócios por meio de fornecimento de mercadorias ao Governo do Estado, também é priorizado no Fórum estadual das MPE’S. O Comitê Temático de Compras e Acesso a Mercados e Compras Governamentais, por exemplo, que é coordenado pela técnica Josiane Pessoa, tem atuado para que os pequenos empreendedores possam ser inseridos no banco de cadastro das compras governamentais do Estado. Além disso, o Comitê, também solicitou um técnico da Procuradoria Geral do Estado, para esclarecer aos empreendedores, quais os critérios para participar das compras governamentais, além de outras ações.

O Comitê Temático de Desoneração e Desburocratização do Fórum, coordenado por Waldirene Chegas falou da atuação para a atualização da Lei Geral das micro e Pequenas Empresas e sanção da mesma, pelo Governo do Amapá.  A nova lei garante tratamento diferenciado e simplificado aos microempreendedores para estimular o desenvolvimento econômico do Estado do Amapá.

Ao final da 2ª plenária de 2018, o Diretor-Presidente em exercício, Joselito Abrantes parabenizou a todos os envolvidos nas ações por meio dos Comitês Temáticos e, já garantiu um novo encontro no primeiro trimestre de 2019, para avaliação do cenário e alinhamento de novas ações do Fórum.

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá