Projeto Bio-plateaux


PROJETO BIO-PLATEAUX

 

O Projeto é apoiado com recursos aportados pelo PCIA 2014-2020 e objetiva iniciar uma reflexão sobre os problemas de desenvolvimento e da partilha de conhecimentos da gestão dos recursos hídricos, na escala das bacias hidrográficas transfronteiriças do Maroni e do Oiapoque.

 

Participam do projeto pela França o Office International de l’Eau e Office de l’Eau de Guyane, pelo Suriname a Universidade Anton de Kom e, pelo Brasil, o Governo do Estado do Amapá sendo representado pela Agência Amapá que tem o papel de articuladora junto as outras instituições situadas no Estado do Amapá.

 

O projeto BIO-PLATEAUX visa facilitar um conhecimento quantitativo e qualitativo dos recursos, à largo prazo, que permitirá posteriormente um planejamento eficiente e orientado para resultados, contribuindo para o desenvolvimento da gestão integrada dos recursos hídricos para o Oiapoque, entre o Estado do Amapá e a Guiana.

 

O projeto leva em conta a evolução da biodiversidade dos ambientes aquáticos, neste contexto muito específico das bacias transfronteiriças. A relativa complexidade da paisagem institucional em cada país, a multiplicidade de atores que produzem os dados, a heterogeneidade e a dispersão das informações, a falta de uma ferramenta global de ajuda à tomada de decisão, são alguns dos desafios considerados pelo projeto.

 

E por fim o projeto trata de conhecer melhor e compartilhar as informações, de antecipar melhor as evoluções, a pressão antrópica, as contaminações causadas pela exploração de ouro, o aumento de resíduos domésticos e industriais, as cheias e de conhecer os impactos da mudança climática.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá